Melhor se conformar com o iPod Touch, em vez do iPhone?

O Steve Jobs avisou que vai brincar de gato e rato com os hackers, para melar os desbloqueios do iPhone. Será então que é melhor para nós, brasileiros, em vez de caçar com cão, caçar com gato - isto é, ficar com o iPod touch, em vez do iPhone?

A diferença de preço entre os dois aparelhinhos, a esta altura, é de apenas 100 dólares no mercado oficial, americano. Por 399 dólares, o iPhone coloca a internet na palma da mão em qualquer hora, a qualquer lugar. Por 299 dólares, na versão de 8 GB, ou 399, o mesmo preço do iPhone, com 16 GB, o iPod touch coloca a internet na mão dentro de hotspots – isto é, onde houver Wi-Fi. No Brasil, com exceção dos aerportos, eles ainda são ultra escassos.

Navegando dentro das redes sem fio, o iPod tem muitas das qualidades essenciais do iPhone, com sua interface revolucionária na tela multi-touch, e leva a vantagem de ser muito mais fininho.

Mas uma coisa incomoda, em um e outro caso: a falta de suporte a Flash. Tudo bem, o You Tube está lá, pré-configurado, e roda magnificamente bem nos aparelhos. Mas nem tudo que é vídeo se resume a YouTube. E ignorar o Flash, hoje em dia, parece loucura. Há alguma outra forma superior de rodar vídeo na web atualmente?

Em e-mail, o iPod touch se defende. Funciona direito com o Gmail e o Yahoo! Mail (não com a versão beta), mas fica só em webmail. Alguns aplicativos online se dão bem com o Safari – mas nem todos. A agenda do Google, por exemplo, pode ser editada. Já o Google Docs é outra coisa. Consegui ver planilhas, mas não fazer alterações. Talvez haja uma maneira, mas não enxerguei.

Enfim, como dispostivo de acesso à internet, o iPod touch é um grande MP3 player, que quebra o galho com Wi-Fi mas perde feio do iPhone. Tem uma última vantagem a ser considerada: chega em outubro ao Brasil, pelos canais oficiais. O iPhone, quem sabe em 2009...

1 comentários:

Leo disse...

Engraçado, estou há duas semanas buscando na net por informações sobre iPhones e iPods Touch, sobre os prós e contras, seus jailbreaks, etc, pois pretendo comprar um na semana que vem.

Acho que vou optar pelo iPod Touch, por duas razões principais: uma diz respeito à morar no Brasil. A outra é porque eu não utilizo cameras de celulares.

A explicação da primeira razão entra em dois aspectos, tecnologia e subdesenvolvimento.

No quesito tecnologia, depois de pesquisar na TIM, Vivo, Oi e Claro (operadoras disponíveis aqui em Salvador) percebi que fazer uma assinatura com um pacote de dados é algo ainda muito caro, não compensa pra mim velocidade/preço. Além disso, estão crescendo o número de hotspots por aqui, já encontramos em shoppings e restaurantes, além de diversos vizinhos completamente leigos, que deixam seus routers abertos para o mundo. No quesito subdesenvolvimento, coloco o fato do alto índice de violência aqui.. Imagine, eu uso o celular frequentemente na rua, tenho um Siemens CX75 todo descascado já e as vezes fico com receio de atender o celular na rua... Imagine com um iPhone? Bom, lógico que esse fator é o que menos influenciou a minha decisão, mas não deixo de descartá-lo.

Valeu pelo post, abraços!