Laptop de US$ 100 rodará Windows

O projeto OLPC e a Microsoft trabalham juntos para desenvolver um sistema onde o laptop XO, famoso 'laptop de US$ 100' que custa atualmente o dobro do preço, pode usar o Windows.

Nicholas Negroponte, presidente da OLPC, afirmou que o objetivo da iniciativa é ter um sistema dual boot semelhante ao visto nos computadores da Apple, e admitiu que a versão atual do Windows que roda no XO é bem rápida e estável.

Negroponte ainda disse que as atuais atitudes da Microsoft com a comunidade open-source são muito bem vindas, já que ambas as partes são beneficiadas. O laptop XO roda atualmente uma versão modificada do Fedora Linux e muitos especulavam que a OLPC lançaria outra versão da máquina para rodar Windows.

O problema é que isso acabaria segmentando ainda mais o mercado de laptops de baixo custo para crianças de países em desenvolvimento, já bastante disputado.

A OLPC também trabalha com a Microsoft e possivelmente com a Fundação Bill & Melinda Gates para adicionar os laptops XO em alguns programas educacionais da empresa. "Estamos em negociações com Bill Gates e Craig Mundle (chefe de estratégias da Microsoft)", admitiu Negroponte. A desenvolvedora do Windows gerencia programas educacionais em vários países em desenvolvimento, trabalhando com governos para criar laboratórios de informática.
Baboo

0 comentários: