Mesmo com críticas, Windows Vista vê crescimento

O Windows Vista não teve um bom início de mercado, já que praticamente todos os aspectos do sistema operacional foram alvos de críticas. As várias versões 'propositalmente confundiam os usuários', grupos anti-DRM não gostaram das proteções embutidas do sistema operacional e a 'possível confusão' da Microsoft na campanha Vista Capable foi alvo de processos. Além disso, houveram críticas relativas à falta de drivers, incompatibilidade de aplicativos e uso excessivo de memória.

Com toda esta propaganda negativa, seria fácil pensar que os consumidores estão fugindo do sistema operacional - mas não é isto que está acontecendo. A taxa de adoção do Windows Vista é maior do que a do Windows XP, comparando os primeiros 12 meses de mercado de ambos. Ed Bott, do site ZDNet, criou uma lista com base em informações da Dell e concluiu que entre as empresas, 70% dos usuários preferem o Windows XP, mas apenas 7% dos usuários domésticos aderiram ao Windows XP e abandonaram o Windows Vista.

Obviamente, os números não são definitivos. O Techlog da PCWorld recentemente fez uma pesquisa entre usuários do site e concluiu que apenas 14% dos mesmos usam o Windows Vista. Porém, apenas uma pequena parte dos usuários de PCs acessa o Techlog, o que faz a pesquisa não ser muito conclusiva. Mas há outras evidências que mostram o acelerado crescimento do Windows Vista.

De forma praticamente inevitável, o Windows Vista ultrapassará o Windows XP e todos os ácidos artigos com elogios ao 'velho sistema operacional', críticas ao novo produto da Microsoft e os apelos de alguns fãs de produtos rivais serão em vão - vale lembrar que o Windows XP sofreu o mesmo tipo de 'perseguição'.
Baboo

0 comentários: