Novas baterias p/ notebooks terão autonomia de um dia

Pesquisadores da Universidade de Stanford fizeram uma descoberta que pode significar a chegada de baterias para laptops com autonomia superior a um dia. Basicamente eles colocaram nanofios de silicone para dar às baterias de íons de lítio (usadas em laptops, mp3 players, câmeras de vídeo e celulares) 10 vezes mais energia por carga. Teoricamente, uma bateria de 4 horas de autonomia poderá ser usada sem recarga por 40 horas.

O professor assistente Yi Cui, líder da pesquisa, declarou que a nova tecnologia não pode ser encarada apenas como uma evolução das baterias tradicionais. "É um desenvolvimento revolucionário", afirmou o professor.

Simplificando a explicação química de Cui, as baterias atuais usam grafite para fechar o circuito elétrico, mas isso diminui a quantidade de lítio que pode ser usada, o que acaba diminuindo a autonomia das baterias (o lítio é o responsável pelo armazenamento da energia elétrica).

Já o silicone tem a maior capacidade teórica de carga elétrica, o que o torna ideal para uso com o lítio. O problema é o que silicone se expande durante a carga e se encolhe durante o uso, e acaba sendo destruído pelo processo. Por 30 anos, pesquisadores tentaram driblar este ciclo para viabilizar as baterias de lítio e silicone. Cui e seus colegas conseguiram criar nano tubos de silicone que se expandem durante a carga, mas não são destruídos pelo 'efeito sanfona.'

0 comentários: